segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Desabafo de uma Segunda-Feira chuvosa

Eu estava aqui de saco cheio dessa segunda-feira que já começou me roubando uma hora de sono... após um debate entre presidenciáveis nos quais não tenho nenhum tesão em votar e rolando uma timeline repleta de baboseiras e argumentos baratos defendendo este ou aquele candidato. Estava aqui pensando o quanto me sinto injustiçada por recentes acontecimentos (ou a falta deles) em minha vida... e me deparo com este vídeo. Com esta história, com esta MULHER!

E não tenho fôlego de dizer ou pensar absolutamente mais nada. Meu coração está sim apertado, minha garganta está sim travada, mas a palavra que me vêm à cabeça e ao coração é GRATIDÃO.
Como poderia ter sido a minha e a sua vida se simplesmente por alguma razão (cármica ou não) tivéssemos nascido a alguns mil quilômetros daqui, onde a mulher é uma coisa??? Sim, temos muitos problemas de machismo por aqui também e muito por fazer e lutar, mas temos liberdade para tanto, ao menos no papel. A Constituição nos protege e o sistema de alguma forma tem que nos engolir.

O documentário me toca de uma forma profunda, pois o que me pergunto agora não é mais: porque eu não consigo ser mãe, ou que eu quero me realizar mais profissionalmente, mas a única pergunta que me vêm como um martelo na mente é: o que eu estou fazendo para ajudar mulheres como Soheila? O que estou fazendo, não apenas no sentido de arregaçar as mangas e me alistar à ONGs ou algo do gênero (que também não tenho feito... e poderia estar fazendo...) mas mais: como mulher, o que tenho feito? Tenho valorizado o fato de eu ter escolhido o homem com quem passarei todos os anos que eu quiser da minha vida? Estou ciente (no sentido mais profundo) de que ter ou não ter tido 1 ou 20 parceiros sexuais era e foi uma escolha única e exclusivamente minha? Como valorizo a liberdade de escolha de não ter tido filhos quando não estava absolutamente preparada mental e financeiramente?

Aí eu me deparo com mais um post de alguma mulher indignada com aquela que queimou o sutiã! E a minha vontade é de mostrar esse vídeo (e tantos outros) e gritar: DIGA A SOHEILA O QUANTO TE INCOMODA TER QUE LEVANTAR E TRABALHAR NA PROFISSÃO QUE VOCÊ ESCOLHEU (MAS CUJA FACULDADE SEU PAI PAGOU!!!) PARA GANHAR O SEU DINHEIRO E PODER DAR UM PÉ NA BUNDA DAQUELE SEU MARIDO MALA! (maiúscula é como se grita na internet!)

É hoje não estou boa... deve ser a progesterona da fase lútea, pode ser até a TPM já dando as caras... ou pode ser apenas um choque de lucidez, de clareza e de tristeza. De remorso e de culpa por ser tão privilegiada e ao mesmo tempo me sentir as vezes tão injustiçada.

A reflexão de hoje portanto é: o que estamos fazendo diariamente em nossas vidas para valorizar as conquistas de nossas antepassadas? E o que podemos fazer para conquistar mais para as nossas descendentes?

Mas a minha reflexão mais profunda mesmo (e muito íntima) é: HOJE NÃO É DIA PARA FACEBOOK!

O vídeo é profundo e vale a pena! Assistam até o final!

http://nyti.ms/1yPX77K












Poderá gostar de: Sobre o dia em que saí do armário  Sobre escolhas e ser mulher  Sobre mulheres contra o feminismo Sororidade E o cordeiro vai para o abate Maternidade ou Carreira Sobre o casamento e a maternidade Os números do machismo #SomosTodasKarinnyOliveira Porque eu preciso do feminismo  Quando se é mãe Sobre a Emma Watson e o machismo Humanização do Feminismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário